Em 2025 mais de 85% dos internautas portugueses farão compras online

Imagem-Artigo-Em-2025-mais-de-85-dos-internautas-portugueses-farão-compras-online

Prepare já a sua empresa para começar a vender online! As compras online são cada vez mais parte integrante dos internautas por todo o mundo. Cómodo, sem filas de espera e a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet, estes são apenas alguns dos fatores chaves na decisão para a adoção e crescimento acelerado destes novos paradigmas de compra.

Em Portugal, o impacto do e-commerce já começa a ser substancial na nossa economia quer nos consumidores quer nas empresas, havendo já dados suficientes para traçar um pequeno perfil dos compradores digitais portugueses.

Alguns dos dados aqui referidos foram compilados pela ACEPI (Associação da Economia Digital em Portugal) e fazem parte dum Estudo da Economia Digital Portuguesa, evidenciando uma tendência global no panorama do e-commerce mundial.

Em 2017, Portugal já tinha 7,5 milhões de utilizadores ativos, sendo que destes 3,5 milhões já faziam compras online. Mantendo-se esta tendência, em 2025 estima-se que irão existir 8,3 milhões de utilizadores, dos quais 7,1 milhões serão compradores na Internet, representado assim mais de 85% do universo nacional (dados do Eurostat/IDC).

Em termos comportamentais, o perfil do utilizador português terá tendência a comprar online a partir do computador (97%), com cada vez mais portugueses a fazerem-no a partir do seu smartphone e tablet, representando 62% e 82%, respetivamente.

Já as compras são preferencialmente feitas em sites portugueses ao invés de sites internacionais, sendo que destes, mais de 1/3 dos utilizadores nacionais fazem compras de produtos em sites provenientes da China, Espanha e Reino Unido, respetivamente (dados do IDC).

Quando falamos em fazer compras online, os portugueses tem por hábito adquirir peças de vestuário, acessórios de moda e equipamentos de comunicação móveis em termos de produtos de distribuição física; já na vertente de produtos de grande distribuição online, as mobile apps, jogos digitais e música ocupam o pódio da preferência do consumidor digital português.

Na altura de procurar e adquirir serviços o alojamento, transportes de longo e bilhetes para espetáculos são os que mais os portugueses procuram, seguindo-se depois os serviços de comunicações, serviços financeiros e os serviços de táxi/plataformas de transporte privado.

A esmagadora maioria dos utilizadores usa como método de pagamento a transferência bancária, seguindo-se o multibanco, cartões de crédito, MBWAY e o PayPal.

Em 2018, os dados oficiais davam conta que os valores comércio eletrónico em Portugal rondassem os 5,5 mil milhões de euros (representado cerca de 3% do PIB em Portugal), isto no segmento de B2C (business to consumer) e estima-se que em 2025 o valor irá atingir os 9 mil milhões de euros.

Prepare-se e apanhe o barco!

Deixe um comentário

Voltar ao topo